março 31, 2014

Aceitam-se dadores, 2 anos depois


Após dois longos anos de preparação, finalmente as portas do “Canadian PlasmaResources” estão abertas a quem quiser doar o seu plasma.
















Nem acredito que já lá vão dois anos! Dois anos de trabalhos de secretária, a organizar inventário, estabelecer relações com diversas empresas, e preparar  toda a papelada necessária para a aprovação do Ministério da Saúde do Canada. Um trabalho maçudo, porque os tipos aqui do governo querem tudo dado e arregaçado!
A realidade é que esta é a primeira empresa que paga para doares plasma, no Canada. 
Passo a explicar:
Pagar a dadores para doar sangue ou plasma que vai ser utilizado em transfusões, é ilegal! Contudo, no caso deste género de empresas, o plasma colhido não é para ser utilizado em transfusões, mas sim para produzir “terapias derivadas de plasma”. Estas terapias são essenciais a pessoas imunodeficientes, hemofílicos, pessoas com queimaduras severas, etc.
Para se poder fazer estas terapias precisa-se de MUITO plasma, por exemplo, para uma pessoa com uma imunodeficiência  obter tratamento durante um ano, é preciso 130 doações de plasma.
Sabendo isto, e tendo em conta que cada doação demora pelo menos 1h, e que se pode doar uma vez por semana, é necessário compensar os dadores monetariamente. Na realidade, por mais bonzinhos que sejamos, não vamos gastar 1-2h por semana, todas as semanas. Quem é que é dador assíduo de sangue? E doar sangue demora uns 15min, e só se pode doar uma vez de 3-4 meses.
E aqui está o enredo! Isto de pagar a dadores é uma grande novidade para o Canada. Bastante controverso!  Nos Estados Unidos existem já umas 400 clínicas deste género! O Canada neste momento compra os produtos produzidos por este tipo de doações (pagas) aos Estados Unidos. Mas o governo da província do Ontário não está a aceitar que a gente pague a dadores (mesmo que o governo Federal o permita).
Conclusão, abrimos as portas à duas semanas, já aparecemos nas notícias e nos jornais, e o mais certo é isto acabar em tribunal!
Por enquanto, ainda estamos abertos e a picar pessoas diariamente!
Aqui vai uma foto do nosso primeiro dador!

















To be continued…

Sem comentários:

Enviar um comentário