fevereiro 28, 2016

Preparados ou não?
















Será que alguma vez estamos verdadeiramente preparados para sermos pais? Mesmo aqueles casais que estão desejosos para ter filhos, será que se sentem mesmo preparados? Eu nunca peguei num recém nascido, devo ter mudado umas 3 fraldas em toda a minha vida, nunca dei banho a um bebé...Isto assusta-me.
Todos dizem: "Oh esquece isso, quando tiveres os teus filhos, vais saber fazer tudo!" Eu não consigo esperar para ter os meus filhos para ver como se faz as coisas. Tenho de pelo menos, na minha ignorância, pensar que estou preparada. Ando a ler livros, a praticar yoga, e já nos inscrevemos para o curso de preparação para o parto e pós-parto. Sei que não vou saber tudo, mas não posso ficar de braços cruzados à espera enquanto que o tempo passa, a barriga cresce e o bebé se prepara para vir para o mundo. Se ela se está a preparar, eu também me devia estar a preparar para a sua chegada!
As pessoas focam-se muito em preparar o espaço físico. Querem o quarto do bebé todo mobilado, pintado, as roupinhas lavadas e dentro da comuda, o carrinho, a cadeira.... e esquecem-se de se preparar para a responsabilidade que aí vem. O desenvolvimento deste novo ser é da nossa inteira responsabilidade: desde o seu bem estar à sua educação. Nós somos responsáveis pela transformação de um ser humano dependente e frágil, num ser humano forte, capaz, inteligente e independente!

Tarefa de grande responsabilidade! Estaremos (mesmo) preparados?

2 comentários: