junho 18, 2010

Estamos de Volta...

Ok, antes de mais queria pedir desculpa a todos os «fieis seguidores deste blog» por este tempo todo sem dar notícias...Mas está tudo bem...:)
Very long story!..que resume-se numa frase típica. «que semana!».
Aqui vai a minha justificação:
Na primeira semana em Sudbury, mal chegamos a este «paraíso de cidade», o Gusto foi trabalhar para Parry Sound (2-3 horas de Sudbury). Eu fiquei sozinha na casa do Tiago...Sozinha numa cidade totalmente desconhecida e feia!!!..O Gusto so regressou na Quinta-feira à noite...
Mas antes, deixa-me contar como realmente é Sudbury. 
 
A cidade é pequena e muito plana. As casas e os prédios no geral tem apenas um ou dois andares..As ruas tem duas faixas de rodagem para cada lado..por isso, se não estão a ver...é tudo sempre plano e amplo. A cidade é feita por 4 ou 5 ruas principais onde se encontram os shoppings (também eles de apenas um andar), e á volta destas 4 ou 5 ruas encontram-se as casas das pessoas de Sudbury....
Bem, a cidade pode ser feia, e não ter muito para oferecer..mas aqui vive-se bem!!! As casas são grandes, não muito bonitas,feitas pelos donos. Mas a parte que mais me surpreendeu foi a presença de tantos barcos e auto-caravanas na garagem de tantas casas!! Posso dizer que 70% da população tem uma auto-caravana, e 30-40% tem um barco! e isto para não mencionar o facto de que 100% da população tem mais do que um carro ( carrão, diga-se de passagem).















Depois de falar com algumas pessoas daqui, conclui que as pessoas desta cidade vão todas para parques de campismo ou casas á beira de lagos (que também possuem) durante o verão. Pescam, fazem montes de golfe, nadam nos lagos, fazem churrascos e são felizes...Por isso parece-me que esta cidade é uma cidade de muito dinheiro, rodeada por espaços do Canada ainda não urbanizados, ideais para férias, retiros, e relaxar. (Estou ansiosa para ter um carro).
Voltando á minha historia...
A casa do Tiago fica numa zona norte da cidade chamada de «New Sudbury»..(que de new não tem nada)..mas como me encontrava sozinha perante uma semana de descoberta, decidi dar uma hipótese a esta cidade e ir passear de mapa na mão, até ao chamado «downtown». No percurso da casa do Tiago até á baixa de Sudbury andei no total quase 6 horas a pé.. parei em várias lojas de segunda mão para ver o que tinham..comi um cachorro..andei..andei..andei..virei á direita, virei á esquerda...andei..andei...Para voltar para casa de autocarro super decepcionada...realmente a cidade é muito feia e não tem nada...
Downtown não é mais que um centro comercial de dois andares..vazio..rodeado de uns prédios governamentais....tem um jardim mais pequeno que o jardim da minha casa em vila fria e tem um mercado que só abre ao fim de semana.. Meu Deus!! Para onde vão os jovens?? É que esta cidade tem uma Universidade e um Instituto Politécnico!..ok, á beira lago existe um outro jardim, Bell Park.. é um bocado maior que aquele que existe no centro da cidade, mas fica longe..não percebo muito bem este vazio de cidade..
Sudbury também tem, um teatro, um cinema, um centro de exposições, uma serie de museus..mas...feio feio feio. Os cafés são feios, os restaurantes não são convidativos, não há esplanadas..tudo feio...
Agora no verão fazem uma serie de animações de rua, por exemplo este sábado vai haver uma chamada de «Blues for Food», um concerto de angariar comida ou dinheiro para os podres. Vamos lá ver, a ver se isto anima.
Durante esta semana «alone», tive a ajuda duma amiga do Tiago, a Beatriz. Uma senhora de Barcelos, casada com dois filhos, uma menina e um menino. O marido dela também trabalha na mesma companhia que o Gusto. Ela realmente foi uma querida, super preocupada por eu estar sozinha..vinha-me buscar sempre que podia e ia ás compras comigo para eu não andar carregada...
Um dia até foi eu que lhe fiz companhia:) Fui com ela ver um jogo de futebol do filho dela..Lindo, quando dei por mim estava rodeada de outros pais a assistir ao jogo de «little league» das suas criações, todos sentados em cadeiras que trazem para o efeito..ri-me tanto com aquele cómico de situação. Mas soube bem sentir um momento de rotina, nem que essa rotina não seja a minha.

Depois de passear esta cidade quase toda, comecei a procurar casa. Não foi difícil e na quinta feira já estava com a chave na mão e a mudar coisas para o novo apartamento!..
Quando o Gusto finalmente chegou já não faltava muito para mudarmos. Mais uma vez a Beatriz, demonstrou-se prestável e emprestou-nos, uma cama e uma mesa e cadeiras; o Tiago emprestou-nos uma televisão. Estávamos prontos para mudar para a nova casa!!! E assim foi, na quinta a noite depois de eles chegarem do trabalho passaram em casa da Beatriz, trouxeram as coisas e mudamos para o nosso T1. :)..vazio..só paredes..uma cama, uma mesa e cadeiras e uma televisão:) um belo começo!:)
Eu já tinha ido ás compras para algumas coisas básicas, no fundo Só nos faltavam as panelas, os pratos e os copos.:)
Aos poucos estamos a instalar-nos. Não queremos gastar dinheiro em nada que não seja um bem essencial e extremamente útil..Por isso amanha vamos comprar um sofá!:) Calma..nós vamos a uma loja de segunda mão que tem lá um sofá por 29$.. e um sofá é um bem útil e essencial em qualquer casa que se preze!
Isto tudo para dizer, que só ontem é que se instalou a internet e o telefone, só agora é que estou contactável e posso contactar o mundo...(se alguém quiser o número de telefone peçam-mo por email). Finalmente posso actualizar o blog!
Estamos de volta:)








2 comentários:

  1. Sempre a meter a mudança!! Tem k ser, né?!
    Ainda bem k está td bem contigo e com o Gusto:)

    Bjos meus e do Bruno

    ResponderEliminar
  2. olá querida irmã, ficou feliz por estarem a seguir em frente! Com paciência e calma tudo se arranja.........mas.....só uma pequena coisa........DÁS TANTOS TANTOS ERROS ORTOGRÁFICOS.....cruzes credo! corrige antes de fazer o post, ta? eu ia contá-los mas são demais!!!! bjx

    ResponderEliminar