novembro 30, 2011
novembro 15, 2011
novembro 10, 2011
já falta pouco
Os bilhetes estão na mão...
As prendas começam a ser compradas...
e logo logo as malas estarão prontas para a viagem!!!
Estamos sem duvida ansiosos pelo regresso a casa, à verdadeira casa.
Ser imigrante, realmente é estar longe de casa. A verdadeira casa é em Portugal.
Ai que saudades...
Let the countdown begin!!
As prendas começam a ser compradas...
e logo logo as malas estarão prontas para a viagem!!!
Estamos sem duvida ansiosos pelo regresso a casa, à verdadeira casa.
Ser imigrante, realmente é estar longe de casa. A verdadeira casa é em Portugal.
Ai que saudades...
Let the countdown begin!!
outubro 16, 2011
Turkey Day
Dia 10 de Outubro, foi dia de «Thanks Giving», aka, Turkey Day!!
Fomos convidados para um MEGA jantar na casa da Tonya e do Jonh. Não sabiamos bem o que esperar. O povo aqui tem diferentes custumes dos que estamos habituados.. coisas estranhas. Por exemplo, numa festa de anos, todos os convidados trazem a sua bebida, se não for bebida, ou sobrar, levas para casa...não percebo esta muito bem. Eu não tenho coragem de pegar na bebida que levei e levar de volta comigo para casa..
Assim sendo, estavamos um pouco reticententes neste convite. Não no facto de irmos ou não, mas sim no que nos esperaria.
Decidimos ir um pouco mais cedo, para conviver e ajudar na preparaçao dum jantarzão para 12 pessoas. Realmente foi um jantarzão!!! Um perú Enorme, puré de batata, puré de legumes, rissois (estranhos, eles chamam-nos perogis), roast beef....e sangria! Pois é, eu fiz sangria para esta malta! Adoraram!
o Gusto a fazer de conta que percebe disto! |
Correu maravilhosamente! Ajudamos a decorar a mesa, ajudamos a cozinhar, ajudamos a arrumar..e divertimo-nos imenso.
Thank you Tonya and Jonh!
outubro 10, 2011
Estudante Eterno
De volta aos estudos!
Quem diria que depois de mais de 20 anos a estudar, eu teria de voltar aos estudos aos 27 anos! Bem, a minha mãe é que tinha razão quando me dizia que na área da saúde vou ter de andar sempre a estudar!
A verdade é que estou de volta, de volta dos livros!
Enfrento é um problema maior...em que língua é que estudo? Português? Inglês? É uma confusão, saiem coisas assim...
Mas conclusão, tenho 9 testes para fazer:
1-Introduction to the clinical Laboratory and Standard practices;
2- Clinical Hematology;
3-Urinalysis, Serology and Clinical Chemistry;
4-Clinical Microbiology;
5-Histology;
6- Introduction to the clinical Laboratory;
7- Phlebotomy;
8-Electrocardiogram;
9- Sterilization and Disinfection.
Depois, de fazer estes, tenho dois mega testes gerais!
Isto tudo para poder ser Medical Laboratory Technician/Assistante!!!
NOTA: aqui no Canada, existem dois cursos dentro da área de analises clínicas. O de assistente/technician (podes colher amostras biológicas e fazer trabalhos básicos no laboratório), e o de Medical Laboratory Technologist (podes fazer todos os trabalhos no laboratório, és mais responsável). Eu ando a tratar de conseguir ser MLTechnologist (que é o equivalente ao curso em Portugal), contudo, o processo ainda demora. Logo, para MLTechnologist internacionalmente estudados, eles aqui permitem que façamos um curso de MLAssistente, online, em 3-6 meses (normalmente este curso apenas é que dois anos). assim, podemos começar a trabalhar na área enquanto os papeis para ser Technologist estão a decorrer!
Já fiz os dois primeiros testes!!! Tive 84% no primeiro, e aguardo o resultado do segundo!!
tenho de me dedicar a isto, quanto mais depressa acabar, mais depressa posso trabalhar na área! E para além disso, o estudar para estes testes vai me ajudar a recapitular a matéria para me preparar para o hiper mega teste que vou ter da fazer para poder ser Technologist!
A vida de estudante ainda vai demorar mais um bocadinho....
Estudante eterno...
setembro 20, 2011
setembro 19, 2011
wacky wings
Um jantar a quatro num local onde se come asas. As famosas Wings com mais de 100 tipos de molhos!!
Depois do belo jantar de asas e pizza, jogamos no salão de jogos do restaurante. Por cada jogo recebe-se tickets. O objectivo era receber 100 tickets para poder troca-los por um prémio!
O prémio! Realmente um gasto de dinheiro. Mas bem divertido!
setembro 12, 2011
setembro 07, 2011
Imigrante Legal!!
No dia seguinte fizemos uma viagem de 4 horas até Sault Saint Marie para atravessar a fronteira e officializar a legalização.
Um passeio algo estranho. Eu só me apetecia estar na cama sem barrulho nenhum, o Gusto estava ancioso pela legalização, nervoso com o que iria acontecer na fronteira, e ao mesmo tempo preocupado comigo. a viagem foi feita em relativo silencio, o que me soube bem.
Já na fronteira.
Ao receber os papeis!!!
Uma prenda de anos à maneira.
dias estranhos
Quando se recebe uma notícia horrível e nesse mesmo dia, recebesse uma notícia maravilhosa, como é que te deves sentir? Existem estudos sobre isto? Mas foi exactamente isto que aconteceu na passada segunda-feira dia 22 de Agosto. Primeiro, a notícia do meu avô. Deixou-me de rastos. Estava sozinha, sozinha mesmo. O Gusto que estava a trabalhar em Thunder Bay nesse dia, fez uma viagem de 15 horas de autocarro para estar comigo.
Depois uma notícia boa. Pelo correio, chegaram os papéis do Gusto! (acho que foi o meu avô que deu um empurro, obrigada avozinho). Quando o Gusto chegou já na terça-feira, entreguei-lhe o envelope… Que emoção!
Ainda por cima, terça-feira dia 23 de Agosto é o dia de anos dele! Parabéns Gusto! Realmente os tão desejados papéis não podiam vir em pior e melhor altura.
Decidimos então atravessar a fronteira para os Estados Unidos (protocolo necessário para oficializar o processo), no dia a seguir, quarta-feira.
O que fazer na terça-feira? Não me apetecia fazer nada. Passou-se o dia em frente ao pc a falar através da web cam para a minha família em Portugal. A contar histórias do avozinho, a ver vídeos e fotos dele. Recordar. Muitas saudades. Ver o pessoal reunido e consideravelmente bem. Fez-me bem.
E como o Gusto fazia anos e a Susana tinha feito anos no dia 22, porque não cantar os parabéns? Eu tinha feito dois bolos de chocolate. E através da web cam, lá cantamos os parabéns aos dois.
soprar as velas |
Dias tristes, dias contentes, dias estranhos...
o adeus
«...vá tranquilo, vá de coração tranquilo...nós ficamos bem. não vamos ficar tristes mas sim com muitas saudades. Muitas saudades mesmo. Mas ficamos bem. Por isso avozinho, descançe...Descançe em paz. Um xi-coração.»
agosto 22, 2011
Nunca estamos sós
Um gesto pequeno mas de grande significado para mim... Este vídeo foi me oferecido por uma boa amiga em tempos difíceis. Recordando momentos complicados que se repetem.
Partilho aqui, este vídeo com todos aqueles que neste momento estão, como eu, a chorar...
Um abraço apertado...um xi-coração...
agosto 11, 2011
agosto 10, 2011
FDS- Canada´s Wonderland!!!
Uma viagem de 4 horas até Barrie, Ontario, com a Tonya e o Jonh! Destino: Canada´s Wonderland!!!
Fantástico! Não me lembro se alguma vez já lá tinha estado. Lembro-me de quando era miúda ir ao Centerville na ilha, mas não me recordo se chegamos a ir ao Canadian Wonderland (como diz o Gusto).
Pois bem, maravilha! A Tonya já la tinha estado mais de 100 vezes e conhece bem os cantos à casa. Guiou-nos por aquelas diversões todas! Não podíamos ter ido em melhor dia! Estavam a decorrer uns concertos que desviaram montes de pessoal das montanhas russas, por isso nada de filas! Mas nada de filas mesmo, o máximo que esperamos foi 20min! (Em média espera-se uma hora). Não estava um dia de sol louco, por isso até o tempo ajudou!
the windseeker |
conseguem encontrar o Gusto, a Tonya e o Jonh??? |
A primeira montanha russa em que andamos, só é a maior, mais rápida e mais alta montanha russa do Canada!!! AHHHHHH!!!! Uma loucura! Era dinheiro a cair dos bolsos, eu perdi o elástico para o cabelo, achávamos que íamos morrer!!! Que maneira de começar! Depois desta, nada foi difícil! Fizemos todas as montanhas russas do parque, entre as mais recentes The Bat (que andas de costas), the Sky rider (em que se anda de pé), entre outros. Os que eu mais curti foi as montanhas russas mais antigas em que a estrutura toda é de madeira Wild beast e o Minebuster!! Andamos no Windseeker, e no Drop (o Gusto passou-se neste)!
Uma loucura!!!
Ainda tivemos tempo para ir até ao parque aquático!
Fim de Semana LOUCO!!!
AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
agosto 08, 2011
agosto 04, 2011
FDS- Manitoulin
Mais um fim-de-semana, mais um passeio por terras Canadianas!
Uma caminhada de mais de duas horas!! Adoramos o trilho!
A caminho de casa, avistamos finalmente um veado selvagem! Nem acreditei! O Gusto já viu muitos mas eu ainda não tinha visto nenhum.
Pois, é para quem não percebeu no filme, nós fomos até Manitoulin Island. Uma ilha considerada «nativa», ou seja, pertencente aos nativos (índios) do Canada. Ainda existe, principalmente nestas cidades mais a norte, um grande população dos chamados nativos ou população aborígene. Até parece interessante, enganem-se. Já era. Hoje em dia até pode haver meia dúzia deles que ainda seguem as tradições e os costumes dos tempos antigos, mas a grande maioria (todos;)) são parasitas da sociedade. Vivem com subsídios do governo, por isso só reproduzem para ter mais subsídios, não trabalham, andam pelas ruas a fumar, cheios de tatuagens e rodeados de crianças sujas e a pingar do nariz! Não pagam taxas porque, passo a citar «esta terra é deles e nós (o resto da população não nativa) estamos a roubar-lhes a terra). Como se estes quinquagésimos netos de nativos ainda fossem eles de algum modo nativos. Na minha opinião são apenas preguiçosos e oportunistas.
Mas okay, Manitoulin Island, é uma ilha de algum modo reservada a esta população nativa, quase intocada pela civilização, com nome de aldeias como: Kagawong, Sheguiandah, Wikwemikong! Existe visitas guiadas que nos levam a ver danças tradicionais, acampar em teepees, andar de canoa, e assistir a um Powwow. Nós decidimos ver o que esta ilha tinha de especial, sem visitas guiadas.
First stop, as famosas Bridal Veil Falls, na aldeia Kagawong. Uma queda de água onde dá para nadar e andar debaixo da queda de água. Toda a gente aconselhou irmos até aqui, todos os forums comentaram este lugar...WOW!!
NOT! Para descer para a cascata é por uma escada metálica; a cascata mais parecia gotas de água a cair; a parte onde se pode nadar foi, na minha opinião, man made, parece que escavaram terra por debaixo da cascata para poder-se nadar; andar por debaixo da cascata..sim, dá..por uma passagem encimentada que rodeia a área onde se nada! Uma desilusão. Á beira da cascata no Gerês ou a de São Lorenço, esta coitadinha.
Havia também um trail que fizemos ao longo deste rio.
A caminhada até soube bem. Mas realmente este Bridal Veil Falls, não vale muito a pena.
De seguida decidimos ir um pouco até esta aldeia (supostamente a aldeia mais bonita de Manitoulin). Mais uma vez..nada de especial. Quando penso em aldeias bonitas, imagino as aldeias isoladas do interior de Portugal. Kagawong não é bem isto. Isolado é sem duvida, aliás tudo em Manitoulin é isolado...Uma lha ideal para um retiro, sem duvida. Kagawong tinha uma praia no lago, uma capelinha, a famosa loja de cholatees caseiros e loja de rebuçados tradicionais.
Depois desta visita dirigimo-nos a uma outra localidade chamada Cold Spring, onde eu tinha visto que aí existia um trail super famoso o Cup and Saucer. Um trail de aproximadamente 10km. As fotos falam por si.
subidas a pique! |
O pico mais alto da Ilha!!! Uma vista louca!
um macaco na árvore. O Gusto não se contentou com o pico mais alto. |
piquenique no pico mais alto da ilha |
Uma caminhada de mais de duas horas!! Adoramos o trilho!
A caminho de casa, avistamos finalmente um veado selvagem! Nem acreditei! O Gusto já viu muitos mas eu ainda não tinha visto nenhum.
Subscrever:
Mensagens (Atom)