julho 01, 2010

143 anos

Era um vez, à dez mil anos, um país habitado por hurons, iroqueses e esquimós. Esse país não estava no mapa, não tinha nome, não tinha data de nascimento nem língua oficial.  E aí, eis que surge um Português, João Vaz Corte Real, ao serviço da expedição luso-dinamarquesa, em plena era de descobrimentos ( os tais de que tanto nos orgulhamos) e desembarca em terras canadenses! Contudo, este episódio histórico não foi considerado válido devido à ausência de referências que provem sequer a existência desta expedição.Por isso os Canadianos perderam aqui uma boa hipótese de serem portugueses. :) 
O primeiro europeu reconhecidamente a pisar em terras canadenses foi o italiano John Cabot, trabalhando oficialmente sob o comando da coroa inglesa. Expedições francesas também proclamarão territórios canadianos com a expedição de Jacques Cartier em 1534, criando a chamada «Nova França». Como é óbvio, quando avecs e comeons se encontram, não é bom sinal, e gerou-se uma  serie de guerras pelos territórios, até ao ano de 1763 com o Tratado de Paris onde França cede a maioria dos seus territórios ao domínio britânico. Assim, o Canada transformou-se numa nação Britânica-Canadense.
Só no dia 1 de Julho de 1867, com a Confederação Canadense é que o Canada verdadeiramente nasceu; conseguindo independência de Inglaterra a nível político embora mantenha fortes laços de amizade com este país!
Por isto, celebra-se hoje, dia 1 de Julho os 143 anos do Canada!!
HAPPY CANADA DAY!
(até a rainha veio até cá!)

Sem comentários:

Enviar um comentário