novembro 02, 2010

Sabado-Fim-de-semana em Toronto

CanTest
Eu estava convencida de que até sabia falar e entender Inglês o suficiente para não estar preocupada, aos 26 anos, com um teste de inglês! Mais uma vez enganei-me!!
Sábado ás 8:30am eu tinha de estar na Universidade de Toronto para fazer um test de inglês. Porquê? Porque os senhores do Sindicato para os técnicos de analises aqui no canada, precisam de saber quanto inglês é que sei, visto que o meu curso foi leccionado em Português. Por isso, aqui vou eu fazer um teste de Inglês, o CanTest. Eramos 17 «alunos», entre chineses, russos, iranianos, paquistaneses. Toronto em peso.
O CanTest consiste em quatro partes, escrever, ouvir, ler e falar. Parece fácil. Eu não estudei, nem estava nervosa. Confesso que até estava convencida que aquilo ia ser canja. Mas canja mesmo.

Escrever
Bem, a primeira parte foi escrever. Tínhamos 45min (a contar em decrescente num relógio gigante projectado na parede), para escrever mais ou menos 300 palavras sobre um tema surpresa. O tema era: «Rapazes e raparigas devem ou não estudar em escolas separadas? Dá argumentos de defesa e contra, sem dar a tua opinião.» Até foi fácil, é escrever...
Logo de seguida, sem intervalo, veio 10min de stress!!! Deixou-me a tremer de nervos!! Tínhamos 10min para fazer o chamado Scan test: responder a 20 perguntas relacionadas com uns textos que nos deram. Mas nos 10 min não se tinha tempo para ler os textos, era mesmo scan! E se não encontravas nada durante o scan?! E o relógio á tua frente em contagem decrescente!! Quando ouvi o professor a dizer «fala um minuto» eu saltei um «fuck!», ainda tinha 3 perguntas para fazer!! Holly!!! Mas acho que consegui!

10 minutos de intervalo.

Ouvir
Depois veio a parte que achei a pior de todas: o ouvir!! Quem diria.. Mas mais uma vez, a dificuldade advém da pressão de tempo e não necessariamente de dificuldade de compreensão.
Começamos por ter à nossa frente uma serie de respostas múltiplas mas sem as perguntas. Ouvimos um diálogo de aproximadamente 2 minutos. Não se podia tornar a ouvir. Por isso tínhamos de estar bem atentos. E depois ouvíamos as perguntas e tínhamos de responder. Foi assim para dois diálogos. Seguindo-se logo de 4 diálogos longos de aproximadamente 5min cada, nos quais para estes já tínhamos as perguntas e as possíveis respostas (escolha múltipla) à nossa frente, e já podemos ouvir o dialogo duas vezes. Ouvíamos o dialogo de seguida ouvíamos as perguntas, depois tínhamos 45seg para verificar as nossas respostas e passava logo para o dialogo seguinte!! Mas diálogo difícil!!Super científico. A falar de petrolíferas e escavações arqueólogas. E depois perguntas e respostas enormes e very tricky!!Muito complicado..

Sem intervalo

Ler
Passamos de seguida para a parte de leitura do teste. Consistia em 60min, nos quais tínhamos de ler 4 textos longos e responder a 10 perguntas por texto. Mais uma vez, textos loucos!! Um deles falava da razão evolucionaria que justifica o fato de que em países quentes as pessoas têm narizes achatados, e em países frios os narizes são mais longos, falando em capacidade de respiração pulmonar e aquecimento do ar pelo nariz!  Outro texto que falava do «grandmother efect», relacionando a taxa de nascimento com a presença ou ausência da avo!Pareciam textos tirados de revistas científicas.
Dentro destes 60min ainda tínhamos de «fill the gaps» num texto com palavras que nos deram em escolha múltipla, (mais gramática e sintaxe). Acabei esta parte mesmo em cima do tempo!Foi preciso ler rápido, e ser rápido a encontrar as respostas!

Intervalo 15min

Falar.
Fácil, sem stress. Uma entrevista de 10 minutos, em que me perguntavam coisas sobre mim. Tínhamos respondido a um inquérito previamente, com perguntas tipo, o que fazes, objectivos de vida e hobbies. E as perguntas que fizeram baseavam-se nessas respostas. Esta parte foi fácil. Haja alguma!!

E assim chegou ao fim o meu teste de inglês. Conclusão: bem complicado para quem não domina.

Daqui a 10 dias já sei o resultado. Preciso de 4\5 (80%) em cada uma das partes.

2 comentários: